Na Estrada com Help ➠ Culinária Nordestina 🌽

Na Estrada com Help ➠ Culinária Nordestina 🌽

Hey, tudo bom?

A culinária nordestina foi criada através da culinária portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, formado durante o período colonial.

Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Que cá entre nós, adoramos muito esse forte gostinho! Os pratos contêm muitos vegetais e não podemos esquecer-nos das carnes bovinas.

Quando o povo nordestino passava por problemas devido à seca na região, a comida era a principal fonte de sobrevivência que teriam, então juntavam comidas para que não houvesse desperdício algum. Por isso, surgiu no Ceará, o Baião de Dois, uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Inteligentes, não é mesmo? Temos só a agradecer por essa delicia criada por eles!

Em Alagoas, aproveitam os pratos com frutos do mar. Já no Maranhão, com ajuda dos portugueses, receberam pratos com temperos picantes e uma comida que era característica do estado. Os pratos nativos de Portugal foram mantidos e vinculados pela dona de casa portuguesa. Um exemplo, é os pratos lusitanos, sarapatel e a buchada.

Além dessa grande história temos os ingredientes. Usam variedades de frutas nativas da região, goiabada, caju, banana, manga, jacá, graviola e entre outros. O coco é bastante utilizado, inclusive para preparar pratos com frutos do mar, como muitos moluscos, peixes e crustáceos na cozinha local de lá. Outros dos ingredientes bem utilizados por eles são o queijo coalho, produto típico do sertão nordestino e o milho. Agora, os principais ingredientes usados por lá, são sem dúvidas, as carnes bovinas e o milho. Típico, não? Facilmente de ser encontrado nesses pratos incríveis que são criados por lá.

“Um Ingredientes bastante presente na culinária nordestina é o milho, a partir do qual são feitos, além dos pratos salgados, muitas sobremesas, como pamonha e curau, doces típicos das festas juninas.”

É sempre bom sabermos um pouco mais de cada lugarzinho do Brasil! Essa matéria lhe ajudará demais se quiser aprender sobre a culinária do Nordeste. Já provou a comida de lá? Se não, visite uma Casa do Norte e prove, garanto que irá adora. Até a próxima amante da culinária!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *